10
jan

Darvaza é uma pequena cidade localizada no meio do deserto de Kara-Kum no Turquemenistão, uma república ex-soviética. Bem próximo dali, um lugar arde em chamas há mais de três décadas. Conhecido pelos habitantes locais como "A porta para o inferno".

Trata-se de um verdadeiro espetáculo de chamas e labaredas. Tudo começou quando uma equipe de geólogos fazia escavações na região em busca de gás.

Em dado momento, ao perfurarem um determinado lugar, descobriram uma enorme caverna subterrânea. Tão grande que acabou engolindo todos os equipamentos e tudo mais que havia pela frente. Impossibilitados de descer, devido a incrível profundidade, mas principalmente pelo fato da caverna estar completamente cheia de gás, eles tiveram uma idéia desastrosa: incendiá-la. O intuito era evitar que gases tóxicos saíssem do gigantesco buraco, mas eles mal imaginavam que aquele fogo jamais se apagaria.

Alguns falam que as chamas ainda devem durar mais 250 anos, outros em "ad eternum", e o fato é que ninguém sabe a resposta. Não se sabe se valeria a pena ou se seria possível tentar aproveitar esta incrível fonte de gás, mas o fato é que a grande cratera flamejante parece realmente uma assustadora entrada para o inferno.

O fogo, nesses 35 anos, jamais se extinguiu, e a cratera continua flamejante até hoje. Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas daquele caloroso "inferno".




  1. 1 Wladimir (dimir) 2-2-2011

    Gostei dos seus posts. Estarei visitando outras vezes. Um abraço e sucesso para você.

Comentar: