10
nov


Anúbis é um deus egípcio geralmente retratado como um homem com cabeça de chacal, ou um chacal negro em posição de esfinge. Anúbis, o Juiz dos Mortos também conhecido como Anupu, ou Anpu, é o antigo deus egípcio dos mortos e do submundo.

Anúbis é filho de uma união extraconjugal entre Néftis (representava as terras áridas e secas do deserto e a morte) e Osíris (que tinha a pele verde, representava a agricultura), onde a primeira, esposa do terrível deus Seth (deus egípcio da violência e da desordem) , faz-se passar por Ísis (protetora da natureza e da magia) , a verdadeira esposa de Osíris para poder desfrutar de seu amor incondicional.

Temendo a vingança cruel de Seth ao descobrir sobre sua gravidez, Néftis esconde o bebê Anúbis em um pântano, onde mais tarde Ísis, sua tia, o encontra e cria longe do alcance maléfico de seu tio Seth.

Anúbis então adquire inúmeras tarefas como deus da morte e do submundo, e todos seus aspectos relacionados, como o julgamento, ritos de passagem e as tarefas de embalsamamento. Mais tarde, com a morte de Osíris por seu tio Seth, após Ísis e Néftis terem reunido os pedaços esquartejados de Osíris, Anúbis se voluntaria para trazê-lo de volta a “vida”, através das práticas de mumificação e de seu infinito conhecimento sobre a pós-vida, tendo sido assim criada a primeira múmia do Egito e do mundo.


(Anúbis realizando uma mumificação)

Após este ato de Anúbis; Osíris, que originalmente era um deus da agricultura, por seu status morto-vivo e seu status de divindade maior, “recolhe” então os aspectos de Anúbis, de deus da morte e do submundo.

Anúbis então passa a se dedicar aos outros aspectos relacionados a Morte. Ele passaria a guiar as almas através do submundo, até os salões do julgamento, onde ele também pesaria o coração da alma contra a pena de Maat, a deusa da justiça, do equilíbrio e da verdade, em um tribunal presidido por Osíris, Toth e perante 42 deuses menores, cada um incumbido de julgar uma das 42 confissões que a alma deveria fazer.

(Coração de um morto contra a pena de Maat)

Os sacerdotes de Anúbis, chamados "stm", usavam máscaras de chacais durante os rituais de mumificação. A associação de Anúbis com chacais provavelmente se deve ao fato de estes perambularem pelos cemitérios.

"Nós, os Chacais, sacerdotes de Anúbis, somos os guardiães de suas tumbas gloriosas ou sepulturas humildes. Somos os guardiães dos mortos. Somos os servos de Anúbis. Somos a Cinópolis."
– Capítulo dos Mortos, Livro de Maat
 
(Imagem da tumba de Tutankamon)




  1. Nenhum comentário, comente!

Comentar: