23
set
História e Marcas.  | 


Keep Walking.
É realmente uma frase inconfundível. Além de ser uma marca vibrante que estampa um belo andarilho, todos os ingredientes de ótima qualidade fazem da Johnnie Walker ser “única” em seu segmento.

A história dessa marca já passa de três gerações de uma família. Cada geração fez parte de uma paixão pela fabricação e destilação de uísque.

A história começa por volta de 1819, quando Alexander Walker morreu e seu filho (Johnnie) com apenas 15 anos abre uma loja no ano seguinte em Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia.

Sua loja vendia chás, vinhos, bebidas e comida, começando a se destacar rapidamente pela cidade.

Enquanto isso, o mundo do uísque estava de cabeça para baixo. Muitas destilarias eram ilícitas e anos depois Johnnie viu uma grande oportunidade para se destacar neste mercado. Foi quando começou a destilar seu próprio uísque.

O uísque que era vendido na sua loja, apenas em pequenos frascos, fez rápido sucesso na cidade, e seus clientes começaram a exigir um nome para a bebida. Foi neste instante que uma das marcas mais famosas se criou: JOHNNIE WALKER.


(Alexander, filho de Johnnie Walker) 

Em 1857, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai (Johnnie Walker). E com as mesmas habilidades de seu pai criou em 1865 o uísque chamado Walker Old Highland Whisky, hoje conhecido por ‘Johnnie Walker Black Label’ mediante a combinação de cerca de 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Em 1867, criou a etiqueta para o uísque, muito parecida com a etiqueta atual do Black Label.
 

Após a morte de Alexander em 1889, seus dois filhos George e Alexander II assumiram os negócios da família. Um ficou responsável pela produção dos uísques enquanto outro viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição.

O famoso logotipo, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908, na mesa de um restaurante.

George e Alexander II, netos de Johnnie Walker, tinham saído para almoçar com um amigo chamado Tom Browne, que desenhava muito bem. Pediram a ele para que criasse um símbolo representando a marca. E no verso do cardápio do restaurante, Tom esboçou o Striding Man, que logo foi utilizado no natal do mesmo ano.

A marca representa o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker. O símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de grandes artistas.

Atualmente a JOHNNIE WALKER possui 27 destilarias espalhadas pela Escócia, vendendo cerca de 150 milhões de garrafas (10 milhões de garrafas a mais que seu principal concorrente) por ano em mais de 200 países. A cada segundo são consumidas cinco garrafas de JOHNNIE WALKER ao redor do mundo.




  1. Nenhum comentário, comente!

Comentar: