02
abr

  

Kama Sutra, é um antigo texto indiano sobre o comportamento sexual humano, amplamente considerado o trabalho definitivo sobre amor na literatura sânscrita (é uma língua da Índia, faz parte do conjunto das 23 línguas oficiais Índia).

O Kama Sutra foi escrito para a nobreza da Índia por um nobre chamado Mallanaga Vatsyayana, em alguma época entre 100 e 400 anos d.C. Escrito originalmente em sânscrito, está inserido na concepção de mundo da religião hindu. Seus ensinamentos, embora conduzam ao prazer, visam, em primeiro lugar, à elevação espiritual do homem, em sua trajetória religiosa.

A obra se tornou conhecida no ocidente graças ao explorador inglês sir Richard Burton (1821-1890), que não só traduziu-a, em 1883, como também publicou alguns exemplares secretamente.

Kama significa amor, prazer, satisfação. É um dos três sustentáculos da religião hindu. Os outros são Dharma e Artha. Dharma é o mérito religioso e Artha a aquisição de riquezas e bens. 

Os hindus acreditavam que aquele que praticar Dharma, Artha e Kama, sem se tornar escravo das paixões, conseguirá êxito em todos os seus empreendimentos. Em outras palavras, deve-se desfrutar as riquezas e os prazeres sexuais sem jamais perder a virtude religiosa.

Naqueles dias, o nobre típico hindu levava uma vida de luxo ocioso e tinha bastante tempo livre para se dedicar, se assim o desejasse, ao aprendizado e ao aperfeiçoamento das habilidades sociais, sexuais e artísticas descritas em livros como o Kama Sutra.

Esperava-se do cidadão ideal que dedicava sua vida à conquista de três metas:

 darma – aquisição de mérito religioso;

 artha – aquisição de riquezas;

 kama – aquisição de amor ou prazer sexual;

O Kama Sutra pretendia ajudar na terceira destas metas (kama).

Estas três metas possuem suas contrapartes modernas. Muitos de nós não somos tão voltados para a religião,mas buscamos desenvolvimento pessoal e realização; muitos de nós não aspiram grandes riquezas, mas sim ter o dinheiro suficiente para viver confortavelmente; e a maioria de nós quer um relacionamento sexual carinhoso.

O Kama Sutra era destinado aos homens, pois as mulheres na época eram submissas demais, mas isto não quer dizer que ele ignora as necessidades femininas. 

O livro tem sete partes, com cerca de mil e duzentos versículos, nos quais o autor reuniu a tradição erótica hindu que já existia no século 1a.C. A segunda parte trata sobre sexo e explica as 64 artes que homens e mulheres devem dominar para se satisfazerem, com uma enorme enumeração de posições sexuais (+/- 500), beijos, abraços, arranhões e mordidas.

Com imagens surpreendentes, pelo menos para o leitor ocidental, já que o livro era dado como presente de casamento nos matrimônios hindus tradicionais, eram luxuosamente encadernados e tinha a função de ajudar o casal a consumar o matrimônio prazerosamente.

No Kama Sutra há muitas regras e classificações. Ele enumera, por exemplo, nove maneiras de mover o lingam(pênis) dentro da yoni (vagina), oito variantes de sexo oral, oito categorias de arranhões e oito de mordidas, quatro tipos de abraço suave, quatro de abraços apaixonados e três de beijos. As posições são decididamente acrobáticas e o sexo é comparado a uma batalha, na qual podem ser executados vários golpes em diferentes partes do corpo.

O livro dá muito valor a importância do tamanho dos genitais:
De acordo com seu lingam, o homem é classificado em lebre, touroou cavalo.
A capacidade da yoni de uma mulher a converte em cerva, éguaou elefanta

O Kama Sutra não se ocupa apenas das práticas eróticas, mas também da relação mais profunda entre homens e mulheres em sua totalidade. É um tratado para lhes ensinar o comportamento que devem ter diante do desejo e, cujas indicações deverão seguir para conseguir uma vida amorosa plena e feliz.

De fato, para o hinduísmo, o sexo e gozo são tão necessários quanto os alimentos para o bem-estar do corpo.

"Não há maneira mais eficaz de aumentar a paixão do que aquela que é realizada com unhas e dentes." (Mallanaga Vatsyayana, autor do Kama Sutra)

Algumas posições do Kama Sutra.




  1. 1 Rafaela Tasca 4-7-2009

    Tu é duente neh.. olha o assunto….
    Eu ganhei um livro sobre isso, vou te emprestar… ahuahuahuaahuahuahauhaua
    =*

  2. 2 Lucas 2-19-2015

    Muito bom o artigo amigo!

Comentar: