12
jan

Knossos é o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze, situado em Creta na Grécia. Provavelmente era um centro político e religioso da Civilização Minóica. Knossos também é conhecido como o Palácio do Rei Minos. Que foi descoberto por Sir Arthur Evans em 1894.

O grande palácio foi construído gradualmente entre 1700 e 1400 aC, com reconstruções periódica. O plano original não pode mais ser visto, por causa das modificações posteriores. Os 1.300 quartos estão conectados com corredores de vários tamanhos e direção, que é diferente de outros palácios do mesmo período, que ligava os quartos através de apenas alguns corredores principais.

Os achados mais importantes estão nos frescos que decoram as paredes. Estas pinturas sofisticadas e modernas, comparando a época, mostram uma grande civilização que vivia com muito luxo.

Imagens detalhadas da vida cretense no final da Idade do Bronze são fornecidas por meio dessas imagens nas paredes do palácio.

 
 

A peça central do palácio era a Sala do Trono. Esta câmara tinha uma notável cadeira no centro. E um incrivel tanque, que pode ser considerado como uma espécie de aquário.

Knossos é muito conhecido por um Labirinto, que foi elaborado e construído por Dédalo, a pedido do rei Minos, para manter o Minotauro (figura mitológica grega metade touro, metade homem) bem longe do povo de Creta. 

Minotauro é fruto do amor de sua mulher, Pasifae, com um touro belíssimo que deveria ser sacrificado a Poseidon, deus dos Mares.

Conta o mito que ele nasceu em função de um desrespeito de seu pai ao deus dos mares, Poseidon. O rei Minos, antes de tornar-se rei de Creta, havia feito um pedido ao deus para que ele se tornasse o rei. Poseidon aceita o pedido, porém pede em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse.

Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também ela acabou ficando grávida do animal. Nasceu desta união o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos solicitou a Dédalos que este construísse um labirinto gigante para prender a criatura.




  1. Nenhum comentário, comente!

Comentar: