14
jun
Ações e Mundo.  | 

Uma campanha contra o aquecimento global: Tinta branca nos telhados!

One degree less (Um grau a menos!) É o nome da campanha do Green Building Council Brasil e tem como principal objetivo fazer com que as pessoas se conscientizem da importância de pintar os seus telhados. Pintar os telhados? É isso mesmo.

O pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos, afirmou em recente estudo, que pintar os telhados de branco pode ajudar a combater o aquecimento global, diminuindo a temperatura das ilhas de calor nos grandes centros urbanos, vez que enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar.

O fato é que se nada for feito para reverter o quadro de emissões de gases de efeito estufa, o custo do aquecimento global para a economia mundial hoje de US$ 125 bilhões por ano – maior que o Produto Interno Bruto de 73% dos países do mundo é poder aumentar para US$ 340 bilhões em 2030, sendo esta naturalmente, a razão maior para se buscar soluções a médio prazo para amenizar o problema, sejam elas curiosas e estranhas no primeiro momento, como a sugestão dos telhados verdes e agora dos brancos.

A segunda idéia tem mais chances porque já ganhou a simpatia do “guru do clima” do governo Obama, o Secretário de Energia Steven Chu, que empolgado, está sugerindo que pintemos o mundo de branco.

 

Com base no estudo de Akbari, o Nobel Steven acredita que ao refletirem os raios solares de volta para o espaço, os telhados, calçamentos e estradas, pintados de branco, podem gerar uma economia equivalente a emissão de 11 bilhões de carros por ano. Isso significaria tirar das ruas cerca de 600 milhões de carros por 18 anos!Se em 20 anos todos os telhados forem pintados, teremos o efeito de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo!

Abaixo, um vídeo da campanha no Brasil:




  1. 1 Salete Cattae 10-3-2009

    Para mim essa notícia foi novidade, mas faz sentido.

    Bom final de semana.

Comentar: